quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bolívia “Um lugar mais perto do céu um povo distante de Deus”




“Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.” 
1 Coríntios 9:22.


Introdução: Bolívia, todavia ainda a muito que se falar e aprender sobre esse maravilhoso país, país de costumes e raças, rico em sua cultura e belezas, um país que outrora já fora considerado a ‘Joia da América Latina’ mais que devido às muitas assolações hoje sofre e subsiste em meio as suas muitas dificuldades. O objetivo do presente texto, não é apresentar um comentário exaustivo sobre cultura em Bolívia ou algo do tipo, mais fazer um breve analise e resumo, partindo do contexto Bolívia, e apontar alguns desafios e carências no que diz respeito à espiritualidade e a obra missionária na Bolívia e, traçar uma relação entre a pregação do evangelho aqui e a Tão grande carência espiritual desse povo, carência essa que só pode ser suprida de fato, pela pregação e pratica do evangelho de cristo no Espírito Santo. Não descartando as demais necessidades, aqui enfatizo o que ainda é um grande desafio em termos de missões em Bolívia: “O altiplano boliviano”.
Um olhar missionário sobre: Fatores socioculturais, desafios e espiritualidade em Bolívia. De acordo com fontes de pesquisa, como por exemplo, o site de pesquisa ‘wiquipédia’ apesar de ser um país que dá direito a liberdade de culto, em sua religião a Bolívia em sua maioria é composto por [católicos] (catolicismo romano) sendo pelo menos 78% enquanto que as denominações protestantes representam quase o 19% da população. Ou seja, nem mesmo o 20% da população são crentes em verdade, em Cristo. Parece dramático ou no mínimo triste?  Todavia a realidade é ainda mais lastimável, pois quando se vive aqui é possível perceber algo ainda pior, uma realidade ainda mais triste.
Ao chegar a Bolívia, e visitar grandes centros como santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e outros, na zona urbana, vocês podem, se depararem com um bom numero de igrejas algumas delas grandes, em estrutura e mesmo em membros. Em um analise mais detalhado se percebe o pior: Na verdade cristãos de verdade, provavelmente não somam nem os 10 %.
Tenho com frequência, encontrado aqui por este tempo, por incrível que parece, pessoas que nunca leram a bíblia, ou pelo menos não tem um conhecimento claro sobre o evangelho de Cristo ou mesmo sobre a pessoa de Cristo ou ainda nem um conhecimento. Em resumo a grande maioria não tem uma ideia clara sobre espiritualidade e sua própria espiritualidade. Outro dia em viagem a ‘La Paz’ conheci um senhor que aparentava ter seus pouco mais de 50 anos de idade sem nem um conhecimento do evangelho e são vários casos parecido com esse. Porém é no altiplano boliviano, onde se concentra o grande desafio, que apresenta uma igreja antiga, que, porém quase não consegue se desenvolver. A grande dificuldade é o contexto em si, há muito materialismo, é triste ver como essas pessoas são tão escravas do seu meio, por um lado são um povo batalhador, por outro são muito materialista, vivem para o trabalho e o consumo e em resumo, sem muito tempo pra Deus. Também há muito paganismo e misticismo. As influencias Incas, e de outros grupos indígenas, ainda são muito fortes, os Quéchuas e os Aymaras, são os dois grandes e maiores grupos étnicos que compõem a maior parte do território boliviano e que se concentram principalmente na parte ocidental da Bolívia o que é o ‘Altiplano Boliviano’. Mais o ponto onde a situação se complica mais, é onde consideramos o fator religiosidade, uma vez que: Desde a influência católica romana, houve uma mescla e certa adaptação com relação aos objetos do culto pagão indígena em fusão com diversos elementos da religião católica. Uma espécie de sincretismo místico. Tais crenças ficaram bem arraigadas à sociedade atual desde os seus antepassados. Mesmo o evento tradicional mais importante em Bolívia ‘o carnaval de Oruro’ revela tal realidade, ‘a diablada’ (a dança dos diabos) como se denomina o evento que gira em torno do culto a virgem do socarvón a padroeira dos mineiros que tem como patrono uma divindade chamada ‘El Tio’ que é o próprio diabo. Também a cada primeira sexta feira de cada mês, o ar fica impregnado por uma fumaça e um cheiro nada agradável, devido a um ritual dedicado a pachamama – O “côa”, como é denominado na língua Quéchua o ritual, tem como objetivo devotar a “pachamama” certo agradecimento pela suposta prosperidade trazido pela mesma - (mãe terra), onde uma boa parte oferece a essa divindade, uma espécie de incenso preparado com feto de lhama (animal típico dos Andes) e outras especiarias.
Isso mesmo aqui o satanismo e misticismo fazem desse contexto uma zona de confronto espiritual intenso e um grande desafio missionário. Pois somente a pregação do evangelho pode mudar o rumo e a realidade desse povo. O altiplano boliviano é realmente um lugar bonito, a pesar que muito frio, as mais belas paisagens estão aqui, o seu relevo, suas colinas, seus picos nevados, como por exemplo, o illimani em La Paz com mais de 4.000 metros de altitude, a cordilheira do tunari em Cochabamba com mais de 3.000 metros. É no mínimo interessante saber que: na religião andina onde o seguimento predominante é o animismo, mesmo montanhas como essas são consideradas divindades, ou seja, a montanha também é um deus, em alguns casos a rumores de que em algumas regiões e culturas do altiplano, alguns grupos ainda conservam praticas como o sacrifício de crianças a montanhas. Contudo o povo boliviano, em sua maioria pode ser considerado como um povo aberto ao evangelho, o que faz da Bolívia, um solo fértil para o evangelho, e principalmente no que toca o evangelismo infantil que tem crescido muito aqui.
Conclusão: Viajando por entre o relevo, observando todas essas alturas às vezes se têm a sensação de estarmos mais perto do céu, às vezes olho em direção a cordilheira do tunari, e observo como as nuvens cobrem as montanhas. De fato estamos mais perto do céu aqui. Todavia, estamos em meio a um povo ainda tão distante de Deus e por sua vez insensíveis a essa realidade. Porém sabemos que nossa tarefa e participação aqui não são em vão.
Estamos pregando o evangelho, e cremos que este é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê ” e temos visto ser notória essa verdade, pois apesar dos muitos desafios aqui, temos visto e vivido milagres da parte de Deus, e o maior e mais lindo dos milagres, vidas sendo transformadas e almas sendo salvas pelo poder do evangelho. O reino de Deus aqui, tem se desenvolvido bastante a despeito dos muitos fatores negativos. E seguiremos avançando em nome de Jesus. Para por todos os meios chegar a salvar alguns. Pois cada alma é preciosa e de um valor inestimável para Deus e deve ser para nós também. Deus está suscitando um novo avivamento entre os povos, e parte dele está acontecendo aqui. Bolívia, o Senhor curará as tuas feridas!
Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 
(1 Coríntios 1:17-18)

Por: Miss. Felipe Trajano de Macedo

3 comentários:

  1. Gostei das informações, vai contribuir para o culto missionário da igreja aqui em salvador! DEUS TE AJUDE E TE ABENÇOE !

    ResponderExcluir
  2. Copy and paste the google translator to be able to read the studies in English or another language. https://translate.google.com.br
    Bom dia caro leitor - APSJC.
    A pagina abaixo já é acessada em mais de 60 países. Estudos grátis.
    Leia os trabalhos, e por favor, ajude a difundir é grátis. Compartilhe-os de todas as formas possíveis, tanto no BRASIL como no exterior. Site: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
    Estamos fazendo um trabalho de divulgação de ensinos revelados da bíblia. Nesse endereço eletronico você encontrará os seguintes assuntos:
     A PEDRA E CRISTO? OU A PEDRA É PEDRO? ;
     ARREBATAMENTO E RESSURREIÇÃO ;
     EXISTE:PARAISO, CÉU,INFERNO,NOVA TERRA? OS SALVOS SERÃO SÓ CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL? ;
     POR QUE DEUS SE DEIXA ENCONTRA NA MADRUGADA, NO JEJUM, NA ORAÇÃO, NO LOUVOR, NA Leitura e consulta à BIBLIA? SÃO OUTROS CAMINHOS DE IRMOS A DEUS? ;
     QUEM É JESUS? - QUEM DIZEIS QUE EU SOU? ARCANJO MIGUEL? O PRINCIPE DOS REIS DA PERSIA? ;
     Batismos com o ESPIRITO SANTO E DONS ESPIRITUAIS. são para os dias atuais?;
     O CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS;
     A TIPOLOGIA MALIGNA DO PECADO O que é o pecado? QUAL O JUIZO PARA OS FOFOQUEIROS E OUTROS...? ;
     OSCULO SANTO E AS SAGRADAS ESCRITURA. O que é o osculo santo? ;
     A REVELAÇÃO - A BIBLIA ALEM DA LETRA POR ELA MESMA - AS MANEIRAS DO FALAR DE DEUS ;
     GRAÇA SALVADORA E OUTROS TIPOS DE GRAÇA ;
     SALVACAO E A BIBLIA ( EXISTE ELEIÇÃO? EXISTE acepção de pessoas para salvação?) ;
     PROFANAÇÃO DOS TEMPLOS CONSAGRADOS A DEUS – Qual o efeito de termos DEFUNTOS DENTRO DE UM TEMPLO CONSAGRADO A DEUS? ;
     SEXUALIDADE LICITA E ILICITA SEGUNDO A BIBLIA. CASAIS HOMOAFETIVOS?
     DIVERSOS TIPOS DE BÍBLIAS;
     ADORAÇÃO;
     SÁBADO;
     SIBOLETES
     ...
    GRATO revelacaodabiblia
    Os provedores às vezes estão fora do ar. Porém os trabalhos podem ser obtidos gratuitamente via o email:REVELACAODABIBLIA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir