quarta-feira, 19 de setembro de 2012

REFLEXÃO: A Música e sua mensagem missionária.


“... Louvem ao Senhor, todos os gentios, E celebrai-o todos os povos."
Romanos 15:11.
Ao passar do tempo crescemos, desenvolvemos e amadurecemos. As consequências do nosso amadurecimento são as experiências adquiridas e esses conhecimentos vividos nos fizeram refletir mais intimamente acerca do objetivo de se fazer missões e entender que existe uma linha tênue entre missões e a música e seus aspectos desenvolvidos continuamente na igreja.

Com a visão um pouco mais amadurecida do Reino, entendo hoje, que o "ide", de nós como igreja ( ..ir ao desviado que mora perto de você ... ir ao familiar que necessita ser resgatado ou simplesmente, ir a alguém que clama por Jesus) tem como o seu fim o louvor ao Senhor pelos pecadores libertos, com o propósito a serem aperfeiçoados dia-a-dia a fim de alcançar o caráter perfeito de Cristo, de forma a viver em completa intimidade com Deus. Fazer missões é trabalhar incessantemente para resgatar vidas do domínio do pecado, porque Deus está à espera do louvor que é o fruto dos lábios dos que O adoram.

O louvor justifica meu entendimento quando afirmo que há uma afinidade profunda, uma linha tênue entre missões e a música na igreja, porque a música tem lugar e propósito exclusivo no plano de Deus para o homem. A música é um presente oferecido por Deus para podermos expressar nossa gratidão.
"Louvai ao Senhor, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor (Salmos 147:1).

Segundo estudos acadêmicos, foi comprovado que a música é considera, também, uma ferramenta eficaz na transformação do individuo, quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, a criatividade e outros dons e aptidões. A música exerce um surpreendente poder de transformação na vida das pessoas.

A igreja ao desenvolver a cultura musical, consegue ao mesmo tempo, fazer uso de uma potente ferramenta missionária, a música como sendo elemento articulador na socialização e no consequente resgate e transformação de vidas. Testemunhamos relatos de pessoas verdadeiramente alcançadas pela mão misericordiosa do Senhor e que foram libertas por meio da música.

Sabendo que o objetivo da obra missionária é resgatar pecadores para o louvor da glória do Senhor nosso objetivo norteado pelos princípios bíblicos de Adoração e Louvor e enfatizando a harmonização de ideias e a ética cristã, como propulsores do desenvolvimento da música na igreja e do consequente engrandecimento do Reino de Deus, e também, imbuídos do amor de Cristo e de espírito fraterno, temos no louvor que O dedicamos continuamente, o fruto do nosso reconhecimento, da grandiosidade e soberania de Deus em nossas vidas.

O Pr. Nelson Bornilcar diz "que Missão é tarefa para quem adora! Isto porque somente aquele que adora transformoseia-se na semelhança de Cristo. E missão é a realização que só se efetiva legitimamente na vida daquele que permitiu que a realidade de Jesus seja enfiada na sua pele, came, sangue e ossos! Missões é a ação de quem adora. Adoração é a motivação de quem faz Missões.

Adoração “é a contemplação de Deus”.

------------------------
"Louvai ao SENHOR todas as nações,
louvai-o todos os povos." (Salmos 147:1)

Maestro: Geilson Vieira dos Santos

Bacharel em Musica, Membro da Igreja Evanlica Assembleia de Deus.

Regente da Banda Filarmonica Pentecostal e Coordenador da Escola de Musica da AD em João Pessoa.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário