sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CASAMENTO RELIGIOSO EM UMA COLONIA GUARANI NO PARAGUAI.

 Ola amados e amadas que sempre vem através deste meio visitar o mundo transcultural das missões, como vocês sabem  estou no Paraguai, este pais bilíngue, de fala espanhola mas também ha o idioma Guarani que é fluentemente falado pela maioria dos paraguaios, e venho neste momento falar um pouco sobre um fato interessante, pois no dia  30 de julho fui convidado pelo Pr. Eurelio Paniagua, Presidente do Ministério "M.E.M".( Ministério de Evangelismo e Missões) em Itapuá.

E, estivemos juntos no Distrito de San Rafael, na Colonia Guarani Libertad a 50 km do Distrito de Natalio, uma colonia entre os ribeirinhos do Rio Paraná na Divisa com a Argentina. Eu pude presenciar pela primeira vez um casamento Religioso Evangélico fora do meu pais, e esteve Se casando os Nubentes; Eduardo descendente de Alemães Membro da Igreja "DEUS É AMOR", e a jovem Ilzia descendente Guarani Membro da Igreja "M.E.M" ambos Evangélicos Pentecostais desta colonia alcançada pelo Evangelho do Senhor.

Venho em poucas palavras relatar aos meus leitores que, pude perceber uma diferença na Religiosidade da Celebração do Casamento entre os Paraguaios, a Cerimonia é Realizada Por um ministro Evangélico claro, e os textos Bíblicos são os Mesmos que os Ministros usam ai no Brasil, mas a Diferença é no Ritualismo do Casamento, vejam bem: ( não tem muita cerimonia), quero dizer, não tem testemunhas formal como no brasil que tem casos de casamento que são 6 casais testemunhas para  a noiva e também para o noivo, não vi isto aqui, outra coisa que pude ver, os pais não entram com os noivos, a não ser que eles queiram, mas a tradição é, os Noivos escolhem um casal de Padrinhos e o Padrinho entra com o Noivo e a madrinha entra com a noiva e os acompanham ate o Final da Celebração apoiando os nubentes em pé ao lado deles.

E depois da Celebração, e da benção final do Ministro do Senhor, os recém casados recebem os parabéns dos Pastor que passa para eles o Certificado de Matrimonio  e depois dos familiares que estava bem ao lado assistindo tudo, no caso os familiares da noiva do lado esquerdo, e do noivo do lado direito em um lugar reservado para eles, e com precisamente 50 minutos ao máximo foi realizada a Cerimonia e logo todos foram a comemorar com um bom churrasco.

Resumindo o casamento é mas Objetivo, sem muito formalismo. É considerado logo o ponto central sem precisar os convidados esperarem uma hora as testemunhas assinarem o livro e depois os noivos, eles não utilizam esta cultura.

Que este artigo sirva como uma ferramenta para que os que possam ler vejam e notem que em cada pais tem sua cultura pra cada ação, ate no termo Religioso Evangélico.

Missionário Rosenildo Maciel. Natalio-Py.
rosenildoavoz@hotmail.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário