quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Quais são os benefícios de manter minha alma hidratada?



“Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”.
Salmo 42:2ª.

Quando era más jovem fui corredor de maratona.  E neste tempo, como era novo neste esporte li alguns livros.  E falei com vários corredores para que me desse  alguns conselhos.  Houve duas peças de informação que me pareceram especialmente importantes. Primeiro, que eu conseguisse uns bons sapatos.  Podes correr com shorts velhos e camisetas, porém invista em bons sapatos.  Segundo, hidrata-te bem enquanto corres.  Se esperas até que sintas sede,  esperas-te demais.  Esta é outra ilustração  de que não podemos confiar no  que sentimos. Quando corro, a principio não sinto sede… porém a verdade do assunto era que meu corpo estava sedento, e começava a deshidratar-me.

A sede tem uma dramática aplicação espiritual em nossas vidas.  Se estais correndo maratonas, necessitas hidratar teu corpo consistente e persistentemente.  Se estais vivendo neste deserto de um mundo caído, necessitas hidratar tua alma consistente e persistentemente.  Se não tomamos regularmente da água viva, ficaremos espiritualmente desidratados.  Depois de tudo, viver neste mundo caído é correr uma carreira.  A agua espiritual da qual nossas almas tem sede, não se encontra no mundo.  O dinheiro não pode comprar-la.  A educação não pode obter-la.  A industria não pode produzir-la.  Esta água espiritual é uma generosa e bondadosa provisão de nosso Senhor.  Davi reconhecia isto, e expressou o ato  mui aproximadamente:  “Deus, Deus meu es tu. De madrugada te buscarei.  Minha alma tem sede de ti, minha carne te anela, em terra seca e árida onde não ha águas.”  (Salmo 63:1). Vivemos em uma terra onde não ha água.

Minha Alma Tem Sede!  Bebe da Fonte da Água Viva

“Veio uma mulher de Samaria a tirar água; e Jesus le disse: Da-me de beber. Pois seus discípulos haviam  ido a  cidade comprar  comida. A mulher samaritana  disse Cómo sendo tu judeu me pedes a mim de beber, pois sou uma mulher samaritana? Porque judeus e samaritanos não se comunicavam  entre si. Respondeu Jesus e  disse: Se conheceras o dom de Deus, e quem é o que te disse: Da-me de beber; tu le pedirias, e éle te daria agua viva. A mulher le disse: Senhor, não tens com qué tirar água, e o poço é fundo. De onde, pois, tens a aguá viva? Acaso es tu maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual beberam éle, seus filhos e seus gados? Respondeu Jesus e  disse: qualquer que beber de desta aguá, voltará a ter sede; mas o que beber da agua que eu  dér, não terá sede jamais; se não que a agua que eu le der será nele uma fonte de aguá que salta para vida eterna.”  (Juan 4:7-14).

Este intrigante encontro entre Jesus e a mulher samaritana, teve lugar em um poço ao calor do dia.  Um aparente encontro casual entre dois estranhos, prova ser uma designação divina.  Com uma frase, Jesus muda a conversação da água para o corpo, a agua para a alma.  Tudo gira em torno a duas palavras:  Água viva!
É claro que o contexto trata da salvação.  Esta é a água viva da nova vida que Cristo oferece.  Esta água brota para vida eterna.  A mulher chegou ao poço esse profético dia, morta em seus delitos e pecados.  Ela se foi do poço, deixando atrás o cântaro, viva espiritualmente, havendo recebido o dom da vida eterna.  Isaías destacou esta verdade quando escreveu:  “Tirareis com gozo águas das fontes da salvação”! (Isaías 12:3).

Como é sempre verdade na salvação de um individuo, é o Senhor quem toma a iniciativa, aplicando o poder da graça irresistivel, para trazer a pessoa a responder a Sua oferta de vida eterna.  Justo que esta agua brota para vida eterna em nossas almas, é um poço que nunca se esgotará.
Bebam da agua para vida eterna e sejam salvos.

Minha Alma Tem Sede!  Beba da Rocha de onde Brota a Água.

“Eis  aquí que eu estarei adialante de ti alí sobre a penha em Horebi; e ferirás a penha, e sairão dela aguas, e beberá o povo.  e Moisés fez isto assím na presença dos anciãos de Israel.”  (Éxodo 17:6).

“Porque bebíam da rocha espiritual que os seguía, e a rocha era Cristo.” (1 Corintios 10:4b).

A agua física da rocha em Éxodo,  ainda que foi uma provisão milagrosa, não era um luxo.  Sem ela, morreriam  no deserto.  Mesmo assim, o  igual que muitos sucesos nas vidas do povo de Deus no Antiguo Testamento, éste também teve um duplo significado. Enquanto Paulo faz a aplicação desta provisão aos corintios, nos informa que esta agua era da Rocha com um “R” maiúsculo.  Era uma imagem da agua espiritual que flue de Cristo em nossas vidas.

Esta agua é aquela que resulta indispensavel para o sustento e crescimento de nosss vidas espirituais; o beber-la não é opcional.  É através de nossa estreita comunhão com Cristo, por meio da oração e através de permanecer n´ Éle, que recebemos a hidratação espiritual necesaria para viver uma vida vitoriosa e comprometida ao serviço de nosso Senhor.

Bebam da Rocha, e essa Rocha é Cristo, e sejam sustentados.

Minha Alma Tem Sede!  Beba da Palabra de Deus.

“Eis aquí vem días, diz Jehová o Senhor Jeová, nos quais enviarei fome a terra, não fome de pão, nem sede de agua, se não de houvír a minha palavra.”  (Amós 8:11).

Amós predisse uma sequidão  imposta por Deus, de fome e sede.  Esta não é uma fome de pão e agua, é uma fome de ouviír as palavras do Senhor.  Recordem, ha uma difereça entre escutar e ouvír.  O escutar pode deter-se nos ouvídos.  O ouvír se abre passo ate a mente, o corazção e a vontade.  A possibilidade de que Deus imponha uma fome, deve chamar nossa atenção.  Amós faz que isto soe como se fosse a ser uma parte do juizo de Deus.  Esperamos que esses días não hajam chegado, ou sequer estejam perto.

Mesmo assim , isto me leva a formular uma pergunta pertinente de sondar:  Estamos vivendo em uma secura  autoimposta de ouvír as Palavras do Senhor?  Beber da Palabra de Deus ate o ponto de saturação, é crucial para sua saude espiritual, crescimiento e bem estar. É triste ver como muitos seguidores de Cristo estão tão ocupados e preocupados até o ponto de descuidar suas Biblias.  Espero que voces não estejam entre este grupo.

Bebam da Palavra de Deus e sejam santificados.

Minha Alma Está Sedenta!  Beba da Búsca da Justiça.

“Bem aventurados os que tem  fome e sede de justiça, porque eles serão saciados.”  (Mateus 5:6).

Em uma palavra, como caracterizarías o espírito de nossa era?  A palavra “insatisfeitoo” devería ser fortemente considerada.  Com toda a riqueza, abundancia material, melhoramento educativo, adiantamentos médicos e avanços tecnológicos, a satisfação parece más evasiva que nunca.

Sim se trata de buscar, o lugar onde busques é de crucial importancia.  Si buscas – sinceramente, persistente, cuidadosa e decididamente algo onde não está, não o encontrarás.  Isto soa tão evidente, que o dizer-lo realmente poderia insultar a inteligencia de alguem.  Sim tiras as chaves na garagem, nenhuma quantidade de sinceridade, persistencia ou cuidado te ajudará, sim é que as buscas em tu casa.

A gente que está realmente faminta e realmente sedenta, tem so um pensamento… encontrar comida e agua.  Este é o quadro apresentado por aqueles que tem so em mente o buscar a justiça.  Esta justiça é a justiça prática que deve ser vivida pelo seguidor de Cristo.  O anelo de viver para o Senhor em ativa obediencia, é reconhecido como o único caminho legítimo para descubrir o verdadeiro propósito, significado e satisfação.

Bebam da justiça de Cristo, vivida através de sua obediencia, e sejam satisfeitos.

Acabo de terminar uma avaliação da “Hidratación Diaria de Agua” que descubri na Internet.  Se suponhe que devo beber quasi tres litros de agua ao día.  Investigando um pouco más, encontrei lista pós lista dos beneficios físicos que estão ligados ao tomar a quantidade suficiente e apropiada de agua.

Não é tão fácil quantificar e avaliar a quantidade de agua espiritual necesaria para cada día, para a hidratação adequada de nossas almas.  Porem  posso oferecer-les uma lista de beneficios que obterão para sua vida espiritual, sim a sede de sua alma les faz beber persistente e continuamente da agua que o Senhor prover:

•    Bebam da agua para vida eterna e sejam salvos.
•    Bebam da Rocha, e essa Rocha é Cristo, e sejam sustentados.
•    Bebam da Palavra de Deus e sejam santificados.
•    Bebam da justiça de Cristo vivida através de sua obediência, e sejam satisfeitos.


“Jesus se pós em pé e levantou a voz, dizendo:
Se alguém  tem sede venha a mim e beba. 
O que crer em mim como diz as escrituras, 
do seu interior correrão rios de agua viva”.

 (João 7:37b-38).


Tradução: Rosenildo Maciel.


Pastor Jim Engle
Fonte: www.obrerofiel.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário